Cientistas identificaram 74 regiões do DNA relacionadas à predisposição ao câncer de mama, ovário e próstata. (ilustração: Sofia Moutinho)
Cerca de 160 grupos de pesquisa de um consórcio internacional passaram cinco anos mapeando o DNA humano em busca de alterações associadas ao câncer de próstata, ovário e mama – tipos que, juntos, respondem por mais de um terço das ocorrências da doença. O resultado é a identificação de 74 novas regiões genéticas ligadas ao risco de desenvolver esses cânceres.
Essas regiões, chamadas de loci, ficam nos cromossomos e foram detectadas depois da análise do DNA de cerca 100 mil pessoas com câncer e 100 mil pessoas saudáveis.
Os cientistas – reunidos no Collaborative Oncological Gene-environment Study (COGS) – compararam o material genético dos dois grupos identificando, entre as pessoas doentes, variações na ordem das bases nitrogenadas – as ‘letras’ que compõem o DNA. A troca de uma ‘letra’ da sequência de DNA pode determinar algumas características físicas, como a presença de sardas, e também gerar alterações fisiológicas que levam ao câncer.
Fonte: Leia texto original na íntegra em:http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2013/03/mais-esconderijos-revelados
Nenhum comentário:
Postar um comentário