Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Revolução 2.0

Professores, advogados e ativistas de Brasil, Espanha, Itália e França debatem a crise do capitalismo global e os novos caminhos virtuais para uma sociedade mais justa.
Revolução 2.0

O movimento 15M tem ocupado diversas praças da Espanha, como esta na cidade de Vitoria-Gasteiz. Para Raul Sanchez, da Universidade Nômade de Madri, este é o momento mais importante da democracia do país. (foto: Roberto Hextall/ Flickr – CC BY-NC-ND 2.0)

Revoltas estouram em diversas partes do globo. Real e virtual compartilham fronteiras cada vez menos nítidas. Governos tentam controlar a internet. Essas são algumas das características de um mundo em transição, desencadeadas pela crise financeira que assombra populações desde o fim da década passada.

Fonte :Helena Aragão Ciência Hoje on-line


Leia texto original na íntegra em :http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2011/08/revolucao-2.0

SAAE lança campanha de reciclagem de óleo de cozinha

O óleo de cozinha e a gordura jogada na rede coletora de esgoto representam um dos grandes problemas ambientais. Diante desse quadro, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) firmou parceria com a empresa Icofort para iniciar a campanha de recolhimento de óleo nos estabelecimentos comerciais de Juazeiro.

O projeto tem por meta implantar um amplo trabalho de coleta e reciclagem de óleo de cozinha, colaborando também com a preservação do meio ambiente.

Para isso, os órgãos irão distribuir bombonas (embalagem plástica) em alguns estabelecimentos da cidade.

O óleo e a gordura são altamente prejudiciais ao meio ambiente e quando jogados na pia, em geral, vão direto para a tubulação, provocando entupimentos na rede coletora de esgoto, como também ocasionando danos às Estações Elevatórias e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

“Na empresa Icofort este óleo será reciclado na substituição da queima da lenha na caldeira, podendo também gerar renda, através da fabricação de sabão”, informou o diretor do SAAE, Joaquim Neto. (com informações da Assessoria)

Fonte:Blog do Carlos Britto

Leia texto original em :http://www.carlosbritto.com/saae-lanca-campanha-de-reciclagem-de-oleo-de-cozinha/

Mais um efeito reparador

Pesquisadores da Unifesp fazem células-tronco adultas repararem dano grave nos rins de ratas. A hipótese é que essas células liberam substâncias que estimulam as células-tronco do rim a fazer o reparo.

Mais um efeito reparador

Pesquisadores paulistas extraíram células-tronco da medula óssea de ratos, as cultivaram no laboratório e as injetaram em ratas com infecção renal aguda e crônica. Essas células promoveram a recuperação do tecido danificado. (foto: NSF)

Mais uma para o currículo das células-tronco: foram capazes de reparar dano nos rins causado por insuficiência renal aguda e crônica. Os autores responsáveis pelo feito apresentaram o estudo na 26a Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe), realizada no Rio de Janeiro na semana passada.

A insuficiência renal aguda mata em 50% dos casos – se associada à infecção generalizada, as chances de morte chegam a 80% –, de acordo com o coordenador da pesquisa, o médico Nestor Schor, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “As doenças renais hoje são epidêmicas, disse Schor. “Por isso estamos à procura de fenômenos de regeneração e prevenção de danos ao rim.”

Fonte :Fred Furtado /Ciência Hoje on-line

Em 2011, 700 professores se licenciaram na rede pública de Vitória por problemas psiquiátricos

Depressão, transtornos de ansiedade, transtornos bipolares e o estresse são as doenças responsáveis por mais de 50% dos afastamentos dos professores da rede municipal pública de Vitória, no Espírito Santo, segundo o Sindiupes (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo).

Segundo o levantamento do sindicato, foram concedidas 700 licenças médicas por problemas psiquiátricos até agosto de 2011, sendo 356 por depressão, 187 por transtornos de ansiedade, 41 por transtornos bipolares e 72 por estresse. No total, a rede possui cerca de 4.000 docentes.

Fonte :Flávia Bernardes/Uol noticias

Leia texto original na íntegra em : http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/30/em-2011-700-professores-se-licenciaram-na-rede-publica-de-vitoria-por-problemas-psiquiatricos.jhtm

Dois em um

Substância extraída de uma planta e usada no tratamento do diabetes pode ajudar também a combater o câncer. Em testes em laboratório, a droga teve resultados promissores no controle da proliferação de células tumorais.
Dois em um

Arruda-caprária ou galega, planta encontrada no sul da Europa e na Ásia Ocidental e da qual é extraída a metformina, substância testada por pesquisadores da Unicamp para tratar tumores. (foto: Wikimedia Commons/ Bogdan – CC BY-SA 3.0)

Uma substância normalmente usada para tratar diabetes poderá se tornar mais uma opção no combate ao câncer. Testes em laboratório indicam que a metformina, extraída da planta conhecida como arruda-caprária ou galega (Galega officinalis), encontrada no sul da Europa e na Ásia Ocidental, também é capaz de controlar a proliferação de tumores.

Os resultados foram apresentados na 26ª Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe), realizada na semana passada no Rio de Janeiro.

Fonte : Fred Furtado /Ciência hoje - on -line

Leia texto original na íntegra em : http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2011/08/dois-em-um