Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2016

Espécies nativas da caatinga são preservadas

A caatinga é um ecossistema exclusivamente brasileiro e ocupa uma área de quase 900 mil quilômetros quadrados, o equivalente a 115 do nosso território. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região. No entanto, este ecossistema é pouco valorizado em todo o país e isso se reflete no paisagismo do próprio semiárido. Plantas como o mandacaru, xique-xique e coroa de frade são muito bonitas, mas pouco utilizadas nos jardins das cidades nordestinas. Reportagem da TV Caatinga.
Fonte:Canal Futura https://www.youtube.com/watch?v=Sy87XUWemkc

Tecido de fibra de abacaxi pode substituir couro animal

Tecido de fibra de abacaxi pode substituir couro animal
Um tecido feito a partir de fibras de abacaxi pode ser um excelente substituto ao couro animal. Apelidado de Piñatex, o material foi criado pela designer espanhola Carmen Hijosa, a partir de uma técnica tradicional nas Filipinas, em que as fibras da fruta são usadas para a fabricação de uma camisa especial, chamada Barong Tagalog.
A descoberta surgiu a partir do descontentamento de Carmen. Após trabalhar durante anos na indústria do couro, ela percebeu que era necessário criar uma matéria-prima alternativa e mais sustentável. O Piñatex começou a tomar forma quando a designer percebeu que era possível transformar as fibras do abacaxi em uma malha não-tecida, ou seja, que se conecta sem que seja necessário tricotagem ou tecelagem.

Meio Ambiente por Inteiro - Combate à desertificação no Brasil


Você sabe o que é desertificação? Esse fenômeno de degradação atinge principalmente o sertão nordestino, os pampas gaúchos, o cerrado do Tocantins e o norte de Mato Grosso e Minas Gerais. 
Fonte: Youtube canalmeioambiente  https://www.youtube.com/watch?v=0gG-3ZbAyX4

Sistemas integrais de convivência com o Semiárido

O vídeo trata de sistemas integrais de convivência com o Semiárido, abordando conceitos, metodologias, técnicas e inovações a partir de falas de diversos atores sociais envolvidos com experiências de desenvolvimento rural nos territórios do Sertão do Apodi (RN) e Sertão do Cariri (PB). Em contraposição à lógica de combate à seca, o vídeo enfatiza a importância de conviver com o Semiárido, a partir de uma perspectiva multidimensional do desenvolvimento -- social, político, econômico, ambiental, cultural. O agroecologo Felipe Jalfim dá a tônica ao falar da necessidade de reconhecer e valorizar os aspectos culturais, identitários e socioambientais da região, enquanto diversos atores do Semiárido contam como potencializam na prática a riqueza da agrobiodiversidade local.
Fonte: Youtube -Programa Semear https://www.youtube.com/watch?v=AfFECT31SiE

Ciência no Semiárido sobre Games e Educação Infantil

Em 1972, o mundo conhecia o Magnavox Odyssey, primeiro vídeo game comercializado, criado pelo alemão Ralph Baer. O modelo do Odyssey, de um aparelho ligado à TV e com controles, conquistou o público, principalmente crianças e adolescentes, que passam boa parte do tempo jogando. No Ciência no Semiárido de hoje, vamos mostrar o trabalho do Núcleo de Estudos de Infâncias e Educação Infantil da Univasf que investiga as relações entre as crianças e os games.
Fonte: RTV Caatinga Univasf