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quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ensino em dia, pesquisa madura

Estudo conduzido nos Estados Unidos mostra que estudante que também ensina desenvolve boas habilidades para gerar hipóteses e realizar experimentos. Pesquisadores/professores no Brasil também valorizam a dupla atuação.

Ensino em dia, pesquisa madura

Melhor desenvoltura na escrita e na defesa de teses e capacidade de rever conceitos são algumas das qualidades mais comuns em professores-pesquisadores do que nos que só se dedicam à pesquisa. (foto: Jade Gordon/ sxc.hu)

Alvo de discussão recorrente entre acadêmicos e estudantes, a dobradinha ensino/pesquisa foi o foco de artigo publicado recentemente na revista Science (19/8). Os autores do estudo, dos departamentos de educação de diversas universidades dos Estados Unidos, analisaram propostas de pesquisa de 95 alunos recém-integrados a cursos de pós-graduação em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (campo de conhecimento agregado na sigla STEM, em inglês), em três estados daquele país.

Fonte :Helena Aragão/ Ciência hoje on - line