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domingo, 7 de abril de 2013

Nova espécie de mamífero em Pernambuco


Publicado no Jornal do Commercio em 6.03.2013
Descobrir novas espécies de mamíferos, uma das classes de vertebrados melhor conhecidas pela ciência, é como acertar na loteria. Ainda mais na mata atlântica do Nordeste, onde metade dos de porte médio já desapareceram. Eis que um grupo de sortudos achou na região um novo tipo de cuandu. Também conhecido como ouriço-caixeiro, o espinhoso roedor vive nos remanescentes florestais da Usina Trapiche, a 75 quilômetros do Recife, uma das áreas apontadas como prioritárias para a conservação da biodiversidade.
Celeiro de outras espécies igualmente raras e endêmicas, como a corujinha caburé-de-pernambuco, o lugar é o que os ecólogos costumam chamar de hotspots. “Essa descoberta confirma a importância da mata atlântica do Nordeste, na porção acima do Rio São Francisco, e reforça a necessidade de proteção do que ainda resta”, diz um dos autores da descoberta, Antônio Rossano Mendes Pontes, do Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Biologia estão abertas até 9 de abril


Evento organizado pela Associação Nacional de Biossegurança é voltado a alunos do ensino médio da rede pública e privada (foto:E.Cesar/FAPESP)
Agência FAPESP – Estão abertas, até o dia 9 de abril, as inscrições para a 9ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Organizado pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), o evento é voltado a alunos do ensino médio da rede pública e privada.
Podem participar os jovens que tenham no máximo 19 anos, completos até o dia 1º de julho de 2013. Também podem se inscrever os estudantes que já tenham finalizado o ensino médio, desde que não estejam matriculados em cursos superiores.
Para participar, é preciso que um professor da escola se credencie pelo site da OBB e depois inscreva os alunos. Os jovens mais bem classificados farão um treinamento especial com educadores e especialistas para representar o Brasil nas Olimpíadas Internacional e Ibero-americana de Biologia, que ocorrerão, respectivamente, na Suíça e na Argentina.
Fonte:Leia o texto original na íntegra em:http://agencia.fapesp.br/17081

Jogo no Facebook premia estudantes com viagens internacionais


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O jogo pode ser acessado através da página https://apps.facebook.com/getexploring
Foto: Reprodução

Do NE10
Viagem para a França ou Estados Unidos e ingressos VIP para a turnê mundial de Beyoncé são alguns dos prêmios do jogo Get Exploring, lançado pela Carteira Mundial do Estudante (ISIC) através do Facebook. Os estudantes têm ainda duas semanas para concorrer.

Os candidatos são estimulados a tirar fotos da cidade onde moram, que serão usadas para montar um videoclipe. Em todas as etapas do jogo, os estudantes são desafiados a tirar fotos que capturem momentos relacionados ao tema da competição, que variam entre esporte, arte e curiosidades. Quanto mais pontos, melhores serão a classificação e as chances de ganhar.

Educação integral é dissecada em estudo


Obra aponta experiências que mostram que programas de tempo integral podem ajudar a combater as desigualdades entre as regiões

Livro é fruto de estudo iniciado em 2012 e concluído em 2013 / Foto: Divulgação

Livro é fruto de estudo iniciado em 2012 e concluído em 2013

Foto: Divulgação

SÃO PAULO – A educação integral é a saída para crianças e adolescentes do País, através de uma dinâmica mais completa nas escolas do Brasil. O conceito ganhou um reforço com o lançamento da publicação Percursos da educação integral – Em busca da qualidade e da equidade. A obra é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O livro é fruto de estudo iniciado no primeiro semestre de 2012 e concluído em 2013. 
O obra foi apresentada na última semana, durante o lançamento do Prêmio Itaú-Unicef, que incentiva e premia práticas educacionais, de complemento da carga horária escolar, exercidas por organizações sem fins lucrativos, as ONGs.