Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de março de 2010

Vítima do carbono

Vítima do carbono

O alecrim-do-campo é usado no tratamento da esquistossomose e em restaurações ambientais e sua resina é essencial para a produção da própolis verde (substância empregada no combate a microrganismos). Foto: Wikimedia Commons.

As consequências do aumento das emissões de carbono na atmosfera podem ir muito além do aquecimento global e atingir até o desenvolvimento das plantas. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostra que altas concentrações de gás carbônico (CO2) no ar provocam alterações negativas no alecrim-do-campo (Baccharis dracunculifolia) – planta nativa do Brasil também conhecida como vassourinha.

Os cientistas buscam investigar os efeitos das mudanças na atmosfera sobre a biodiversidade. Para isso, decidiram verificar inicialmente se o alecrim-do-campo sofre alterações fisiológicas, químicas e ecológicas quando exposto a altas concentrações de CO2.

Fonte: Camilla Muniz -Ciência Hoje On-line

Leia o texto original na íntegra em http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/03/vitima-do-carbono


Impressões bacterianas

Cada indivíduo possui em suas mãos um conjunto único de bactérias, que pode ficar por até duas semanas nas superfícies tocadas por ele. Um estudo indica que esses microrganismos podem ajudar peritos forenses na identificação de suspeitos de crimes.


Impressões bacterianas

Bactérias do gênero Staphylococcus, como a Staphylococcus aureus (foto), estão entre os microrganismos encontradas na pele humana pelos pesquisadores da Universidade do Colorado (foto: Eric Erbe e Christopher Pooley/USDA).

Camilla Muniz
Ciência Hoje On-line

Leia o texto original na íntegra em:http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/03/impressoes-bacterianas