Total de visualizações de página
domingo, 12 de junho de 2016
Biolarvicida obtido do bagaço da cana mata larvas de Aedes aegypti
produto desenvolvido por pesquisadores da USP interrompe ciclo de desenvolvimento do mosquito transmissor dos vírus da dengue, Zika e chikungunya (foto: divulgação)
Elton Alisson | Agência FAPESP – Pesquisadores da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP) desenvolveram um biolarvicida a partir do bagaço da cana-de-açúcar capaz de eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti – transmissor dos vírus da dengue, Zika e chikungunya – ao dificultar a respiração e destruir a cutícula (exoesqueleto) que as revestem.
Fonte:Agência FAPESP Leia o texto original na íntegra em :http://agencia.fapesp.br/biolarvicida_obtido_do_bagaco_da_cana_mata_larvas_de_iaedes_aegypti_i/23349/
Tom Caatinga - Rio São Francisco Parte III
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=__0S-KRiQyQ
Tom da Caatinga - Rio São Francisco Parte II
Tom da Caatinga é o quarto módulo de uma série de programas de educação ambiental e musical que apresenta a ecologia e a cultura dos principais biomas brasileiros. Apresentado por Targino Gondim, o Tom da Caatinga está dividido em cinco episódios : Ecologia, Sertanejos e Sertanejas, o Rio São Francisco, Seca e Êxodo e Fé e Festas."
Fonte: Youtube https://www.youtube.com/watch?v=dVBE5E0YSUY
Viva Caatinga! Quipá
Fonte:RTV Caatinga Youtube https://www.youtube.com/watch?v=-X2d9bnUD70
Escavações em Jaguaribe
Achados arqueológicos revelam história e arquitetura de engenhos em Pernambuco
Vista geral da escavação. (foto: Cláudia Oliveira)
Como os engenhos de açúcar funcionavam no período colonial em Pernambuco? Qual era sua configuração arquitetônica? Com essas perguntas em mente, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiu estudar um engenho bem peculiar, na antiga Sesmaria Jaguaribe, localizada hoje nos municípios de Abreu e Lima, Paulista e Igarassu. O chamado engenho Jaguaribe funcionou do século 16 até meados do 19. Voltado para a produção de cal e de bens de subsistência para a manutenção do mosteiro, Jaguaribe é um dos cinco primeiros engenhos instalados na Capitania de Pernambuco e o único que não foi fortemente atingido pela expansão urbana.
Fonte:Ciência Hoje - Leia texto original na íntegra em :http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/4839/n/escavacoes_em_jaguaribe
Assinar:
Postagens (Atom)