Total de visualizações de página

sábado, 4 de junho de 2016

Casa da Cambraia Petrolina

Cooperatividade, muita disposição e empoderamento feminino. Essas são as características principais de um grupo de mulheres de Petrolina, no Semiárido Nordestino, que há 21 anos produz artesanalmente um alimento característico do Nordeste.
Fonte: RTV Caatinga Univasf https://www.youtube.com/watch?v=rr4KPMpb0zY

I Simpósio do Bioma Caatinga (SIBIC)

Um simpósio que visa discutir formas de uso e manejo dos recursos naturais da Caatinga é necessário para fomentar esforços de articulação entre ensino, pesquisa e extensão, integrando diferentes áreas do conhecimento.
É baseado nessa perspectiva que a Embrapa Semiárido e Instituições parceiras realizarão este evento, que se constitui em oportunidade importante para reunir os diferentes atores para debater e compreender melhor a dinâmica dos processos ecológicos da Caatinga, minimizar e reverter sua degradação e aproveitar o rico potencial dos seus recursos naturais.
O I Simpósio do Bioma Caatinga (SIBIC) foi estruturado em três eixos de discussão: Recursos Naturais; Desenvolvimento Sustentável e Conservação; Socioeconomia e Políticas Públicas.
Cada eixo será composto por duas mesas redondas com 3 a 4 palestrantes, que serão profissionais de vasta experiência, conhecimento e visão holística sobre o assunto abordado.
Com a realização do SIBIC espera-se gerar resultados nos diferentes aspectos:
- Sociais: ampliar o nível de informação do público alvo e sensibilizar a sociedade quanto à conservação, uso e manejo sustentável dos recursos naturais da Caatinga;
- Econômicos: promover o conhecimento de novos nichos de oportunidades, a exemplo do turismo ecológico e das energias renováveis;
- Ambientais: identificar pontos de maior vulnerabilidade socioambiental e o impacto local e divulgação de experiências exitosas que poderiam ser replicadas;
- Científicos: fomentar temáticas para pesquisa, ensino e extensão para atender as necessidades locais, regionais e estaduais; propiciar intercâmbio de informações entre instituições de ensino, sociedade civil e órgãos ambientais; integração de grupos técnicos, científicos, gestores públicos e privados e a sociedade civil.

Além disso, o conteúdo das palestras e dos debates irá compor uma publicação técnica, em formato digital que será disponibilizada nas bases de dados das instituições de pesquisa, ensino e extensão e servirá como subsídio para a unificação de agendas, ações e projetos em rede e identificação de competências.
O SIBIC tem como público alvo pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação, técnicos, gestores, membros de órgãos governamentais e da sociedade civil em geral. 
LOCAL DO EVENTO:
O I SIBIC será realizado no auditório da Embrapa Semiárido, localizado a 42 Km de Petrolina - PE. O local dispõe de infraestrutura para aproximadamente 300 pessoas em ambiente climatizado. O coffee-break será oferecido gratuitamente pela organização do evento durante os intervalos das palestras da manhã e da tarde. Nesses intervalos também será realizada a mostra fotográfica "A Caatinga e suas cores", sobre as paisagens e a biodiversidade do bioma. O restaurante da unidade (DR Lustosa) estará preparado para fornecer almoço aos participantes pelo valor de R$ 3,00 cada 100 g.
Como o auditório localiza-se a uma distância relativamente grande da cidade, a organização disponibilizará transporte para o público do evento. Os ônibus percorrerão um trajeto na cidade de Petrolina que passará por pontos de embarque de participantes. Esses pontos de embarque serão próximos a todos os estabelecimentos de hospedagem recomendados pelo evento.
RESUMOS E PÔSTERES:
Esta edição do evento não abrigará submissão, divulgação ou publicação de trabalhos. As atividades serão focalizadas nos debates em relação aos assuntos das palestras.