Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Piauí já tinha presença humana há 22 mil anos, segundo estudo

Um artigo de pesquisadores franceses e brasileiros traz novos dados à discussão sobre a data da chegada do homem à América ao analisar três sítios arqueológicos no Piauí e mostrar evidências de presença humana na região até 22 mil anos atrás.
Fonte:Leia o texto original na íntegra em :http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2013/04/1264488-piaui-ja-tinha-presenca-humana-ha-22-mil-anos-segundo-estudo.shtml

Romã contra o Alzheimer

Pesquisadores desenvolvem microcápsulas da fruta para prevenir e tratar o mal. Ricas em antioxidantes, elas podem ser adicionadas a sucos sem alterar o sabor e sem causar efeitos colaterais.

Romã contra o Alzheimer
Apesar do sabor adstringente, a casca da romã tem quase dez vezes mais antioxidantes do que a polpa. (foto: Shai Barzilay/ Flickr – CC BY-NC 2.0)
A literatura sugere que consumir casca de romã pode ser um jeito simples e eficaz para prevenir e tratar o mal de Alzheimer. O problema está no gosto. O sabor adstringente da casca da fruta não atrai o consumidor. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram microcápsulas contendo extrato de casca de romã que podem ser diluídas em sucos sem incomodar o paladar.
Segundo Maressa Morzella, engenheira de alimentos que desenvolveu a pesquisa durante seu mestrado, a casca da romã tem grande quantidade de antioxidantes – compostos essenciais para prevenir doença de Alzheimer. “A casca é riquíssima em  flavonoides, antioxidantes que impedem a ação de radicais livres e evitam a morte de neurônios”, explica.