Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Alucinação com notas musicais é tema de pesquisa de neurologista


Notas musicais (Foto: Prof.rick/Creative Commons)Notas musicais (Foto: Prof.rick/Creative Commons)
Uma pesquisa do renomado professor de neurologia da Universidade de Columbia Oliver Sacks, autor de livros como "Tempo de Despertar" e "Um Antropólogo em Marte", avalia oito casos de pessoas que sofrem alucinações com notas musicais.
O estudo, divulgado nesta quinta-feira (4) na revista "Brain", da Universidade de Oxford, detalha casos de pessoas que relataram experiências de alucinação envolvendo "dós", "rés", "mis" ou claves musicais.
Em um  dos casos, uma mulher de 77 anos com glaucoma contou a Sacks que possuía "olhos musicais".

Pesquisa recupera ratos viciados em cocaína com raios laser no cérebro


Estímulo de área do cérebro devolveu capacidade de controlar impulsos.
Segundo autores, técnica semelhante já pode ser testada em humanos.

Uma técnica com raios laser dirigidos a uma região específica do cérebro conseguiu eliminar o vício em cocaína de ratos de laboratório nos Estados Unidos. Segundo os criadores, o avanço tem potencial de sucesso entre humanos, e nada impede o início desses testes.
O estudo publicado  quarta-feira (3) pela edição online da revista científica “Nature” mostra como o estímulo de uma área do cérebro conhecida como córtex pré-frontal – mais precisamente na chamada região pré-límbica – pode ter efeito direto sobre como o corpo lida com o vício.
No experimento, a equipe liderada por Antonello Bonci, do Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos Estados Unidos, usou a luz laser para estimular o cérebro de ratos viciados em cocaína para que eles largassem a droga. Da mesma forma, eles conseguiram também traçar o caminho contrário e transformaram roedores saudáveis em dependentes químicos.