Diante de uma exposição crescente dos transtornos psiquiátricos na mídia, a CH On-line compartilha conhecimentos e visões de especialistas de diferentes áreas sobre esses males e a forma como são percebidos pela sociedade.
Há uma série de estudos e debates envolvendo condições psiquiátricas e a sua exploração na literatura e no cinema. Apesar de a curiosidade por esses males ser antiga, hoje os meios de comunicação de massa intensificam a discussão sobre o tema.
Uma série de reportagens, livros, filmes e mesmo testes de revistas abordando transtornos psiquiátricos vem intensificando o debate sobre o tema, que ainda representa um grande desafio para a ciência e a sociedade. Apesar da atual superexposição, especialistas defendem que o interesse do público pelos ‘males da mente’ é antigo; o que muda são as novas ferramentas de disseminação e as formas de perceber e lidar com o tema.
“Os seres humanos sempre tiveram curiosidade e receio em relação aos transtornos psiquiátricos”, afirma o psiquiatra Antonio Egídio Nardi, professor no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ipub/UFRJ). “Há casos dos séculos 18 e 19 em que alguns hospitais psiquiátricos colocavam seus pacientes em jaulas para as pessoas visitarem.
Fonte:Leia o texto original na íntegra em:http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2013/04/mania-de-problema