Total de visualizações de página

domingo, 18 de agosto de 2013

MARIE CURIE E A RADIOATIVIDADE

"A vida e a obra de Marie Curie, uma mulher muita à frente de seu tempo. 

Ela foi a primeira cientista a receber dois Prêmios Nobel por seus estudos em radioatividade. Além das descobertas de Marie Curie, o programa mostra as aplicações de radioatividade em nosso dia a dia. 

O apresentador Alexandre Henderseon inicia o programa no Instituto Nacional do Câncer -- INCA, mostrando um aparelho de radioterapia utilizado no tratamento de câncer. E aproveita para contar a tragédia de Goiânia com o Césio 137, localizado em um aparelho de radioterapia abandonado em ferro velho, provocando o maior acidente radioativo do Brasil."Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=ThbLbmLE4vE

Pesquisadores desenvolvem coração artificial implantável nacional

Protótipo foi feito na Escola Politécnica da USP e no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e visa a auxiliar pacientes com insuficiência cardíaca que aguardam transplante (Poli/USP)

Agência FAPESP – Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia desenvolveram o primeiro protótipo brasileiro de coração artificial totalmente implantável. O dispositivo é indicado para pacientes com insuficiência cardíaca, problema que afeta cerca de 6,5 milhões de pessoas no país e mata em torno de 25 mil todos os anos – segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
O objetivo do equipamento, que ainda não foi testado em humanos, não é substituir o coração e sim auxiliá-lo no bombeamento de sangue enquanto o paciente aguarda um órgão para transplante. Os primeiros experimentos realizados com bezerros apresentaram bons resultados.
Fonte:Leia o texto original na íntegra em:http://agencia.fapesp.br/17719

Contracepção desinformada


Contracepção desinformada
A pílula do dia seguinte não deve ser usada com frequência, pois pode provocar efeitos adversos e sua eficácia pode diminuir. (foto: Marcos Santos/ USP Imagens)
Em junho deste ano, a venda da pílula de contracepção de emergência, conhecida como pílula do dia seguinte, foi liberada para menores de 17 anos nos Estados Unidos, após quase dez anos de tramitação do processo no Congresso norte-americano. No Brasil, esse método contraceptivo já é vendido em farmácias sem restrições e, desde o início do ano, começou a ser disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – para qualquer faixa etária – sem a exigência de receita médica e de forma assistida.
Embora nem sempre acessível, a pílula do dia seguinte é bem conhecida dos adolescentes. Mas informações sobre sua indicação, seus efeitos colaterais e sua eficácia ainda não são entendidas com clareza. As conclusões são de uma pesquisa realizada na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) com 705 alunos entre 15 e 19 anos de escolas públicas e privadas do município de Arujá, região metropolitana do estado.

Documentário 'O veneno está na mesa', do cineasta Silvio Tendler

Documentário 'O veneno está na mesa', do cineasta Silvio Tendler

Documentário denuncia a problemática causada pelos agrotóxicos, e faz parte de um conjunto de materiais elaborados pela Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida [http://www.contraosagrotoxicos.org/ ]
Fonte:Youtube-Ecodebate

Documentário:" O Mundo segundo a Monsanto"

"O documentário "O Mundo segundo a Monsanto", exibido nesta terça-feira pela TV franco-alemã Arte, traça a história da principal fabricante de organismos geneticamente modificados (OGM), cujos grãos de soja, milho e algodão se proliferam pelo mundo, apesar dos alertas de ambientalistas.

A diretora, a francesa Marie-Monique Robin, baseou seu filme - e um livro de mesmo título - na empresa com sede em Saint-Louis (Missouri, EUA), que, em mais de um século de existência, foi fabricante do PCB (piraleno), o agente laranja usado como herbicida na guerra do Vietnã, e de hormônios de aumento da produção de leite proibidos na Europa.

O documentário destaca os perigos do crescimento exponencial das plantações de transgênicos, que, em 2007, cobriam 100 milhões de hectares, com propriedades genéticas patenteadas em 90% pela Monsanto.

A pesquisa durou três anos e a levou aos Estados Unidos e a países como Brasil, Índia, Paraguai e México, comparando as virtudes proclamadas dos OGM com a realidade de camponeses mergulhados pelas dívidas com a multinacional, de moradores das imediações das plantações pessoas que sofrem com problemas de saúde ou de variedades originais de grãos ameaçadas pelas espécies transgênicas.

Robin relatou em entrevistas divulgadas pela produção do filme que tentou em vão obter respostas da Monsanto para todas essas interrogações, mas que a companhia decidiu "não avaliar" seu documentário.

Um capítulo do livro, intitulado "Paraguai, Brasil, Argentina: a República Unida da Soja", relata o ingresso desse cultivo nesses países, que estão hoje entre os maiores produtores do mundo, por meio de uma política de fatos consumados que obrigou as autoridades do Brasil e do Paraguai a legalizar centenas de hectares plantados com grãos contrabandeados.

A legalização beneficiou obviamente a Monsanto, que pôde cobrar assim os royalties por seu produto.

Marie-Monique Robin é uma famosa jornalista independente, que, em 2004, gravou um documentário sobre a Operação Condor chamado "Esquadrões da Morte: A Escola Francesa"- para o qual entrevistou vários dos maiores repressores das ditaduras militares dos anos 70."
Fonte: Youtube https://www.youtube.com/watch?v=y6leaqoN6Ys

Madame Curie

Madame Curie (1943) - Filme que retrata parte das vidas e pesquisas de Marie Curie e seu marido Pierre Curie, culminando na descoberta do elemento rádio. 
Fonte:Youtube http://www.youtube.com/watch?v=L49iSpEl8FU