Praticamente todo o plástico descartado nas últimas décadas continua de alguma forma na natureza – grande parte desse lixo dito descartável volta para nós contaminando os mares e sua cadeia alimentar, inclusive o homem. (foto: Plastic Oceans Foundation)
Uma enorme capa tóxica de plástico cobrindo os oceanos. Dezenas de pelicanos estranhamente mortos com isqueiros, soldadinhos de plástico e outros fragmentos do mesmo material no estômago. Baleias azuis e uma misteriosa síndrome que as deixa famintas. Pode parecer um cenário de ficção, mas trata-se de um alerta bastante real apresentado pelo documentário – em fase de produção – Away: a poluição das águas por plásticos, uma ameaça à biodiversidade marinha e à vida humana.
A equipe de documentaristas da Plastic Ocean Foundation, organização ambientalista do Reino Unido, visitou mares de todo o mundo, mergulhou com baleias, investigou as profundezas e flagrou situações extremas de contaminação, sempre acompanhando de perto o trabalho de pesquisadores que conduzem estudos de ponta sobre o tema. Para a bióloga marinha Jo Ruxton, idealizadora e produtora do filme, é preciso sensibilizar o mundo para o problema do plástico e incentivar o desenvolvimento de novas estratégias para enfrentá-lo.
Fonte: Marcelo Garcia /Ciência Hoje On line
Leia o texto original na íntegra em :http://cienciahoje.uol.com.br/blogues/bussola/2012/03/oceanos-de-plastico/view