Total de visualizações de página
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
A Historia Das coisas (Consumismo, Sustentabilidade , Tóxicos , ''Mundo Moderno",Capitalismo)
Autismo por infecção?
Para simular o autismo nos ratos, pesquisador injetou toxina da bactéria ‘Escherichia coli’ nos animais. Esta foi capaz de mimetizar uma infecção na rata grávida e fez surgir características do autismo nos filhotes. (imagem: Flickr/AJ Cann – CC BY-NC 2.0)
Uma equipe de cientistas da Universidade de São Paulo (USP) encontrou no modelo animal uma forma de desvendar os mistérios por trás do autismo. Após induzir uma infecção bacteriana em ratas grávidas, os pesquisadores identificaram nos filhotes características comuns em pessoas com o distúrbio, como a dificuldade de socialização, comunicação e comportamentos repetitivos.
O estudo fez parte do mestrado e doutorado do biólogo Thiago Kirsten, realizados na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP sob orientação da também bióloga Martha Bernardi. Para simular o autismo nos ratos, Kirsten injetou a toxina lipopolissacarídeo da bactéria Escherichia coli no nono dia e meio de gravidez das roedoras.
Fonte:Leia o texto original na íntegra em:http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2013/08/autismo-por-infeccao
Um mundo mais quente, árido e violento?
Estudos sugerem que o aumento da temperatura da Terra levará ao maior número de conflitos sociais. (imagem: sundeip arora/ Scx.hu)
A relação entre calor e violência já foi explorada em diversas obras de ficção, como nos filmes Faça a coisa certa, de Spike Lee, Um dia de fúria, de Joel Schumacher, Rio 40 graus, de Nelson Pereira dos Santos, e o romance O estrangeiro, de Albert Camus, para citar apenas alguns.
Não se faça de desentendido. Você também é parte desse enredo: atire a primeira pedra se nunca teve impulsos homicidas no auge de um engarrafamento infernal, no ápice de um verão tórrido, em um veículo sem ar condicionado.
Então, já que o planeta caminha para um futuro cada vez mais quente e árido, este será também um futuro mais violento? O bom senso sugere que sim. Todos sabemos que o calor irrita e que o calor sem água enlouquece. Resta saber de que somos capazes quando irritados ou enlouquecidos. Calma, foi só uma hipótese...
Fonte:Leia o texto original na íntegra em:http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/terra-em-transe/um-mundo-mais-quente-arido-e-violento
Assinar:
Postagens (Atom)