Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Garrafas PET transformadas em produtos




A partir da coleta seletiva de recicláveis, materiais que antes iriam entupir bueiros, poluir rios ou sobrecarregar aterros são comprados por indústrias de beneficiamento e transformados em matéria-prima para produção de diversos novos produtos.

É o caso, por exemplo, das garrafas de PET (um tipo de resina plástica ), utilizadas para armazenar refrigerante, produtos de limpeza e cosméticos. O material é um dos mais versáteis da indústria de recicláveis e, após tratamento, pode ser usado até na produção de roupas e materiais de construção.

Para Roberto Souza, presidente da Bahia Pet, indústria que atua no ramo da reciclagem desde 2002, a atividade está em amplo crescimento. "A gente sente que o produto sustentável está ganhando espaço. Se antes era tratado como subproduto, hoje já sinto que começa a se estabelecer na cadeia industrial", comenta. Atualmente, 150 profissionais atuam na fábrica. Em março, a previsão é de contratação de mais 50 empregados.

Críticas - Apesar da defesa, muitos especialistas questionam a vantagem ambiental do reaproveitamento do material reciclável nas indústrias. Para o professor do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Bahia, José Fiúza, o consumidor deveria dar preferência a produtos retornáveis.

"O investimento principal tem que ser para incentivar a população a reduzir o consumo, reutilizar e reaproveitar os produtos ao máximo possível. Por exemplo, a garrafa PET é muito usada na reciclagem. Mas o ideal seria o uso de garrafas de vidros, aproveitando o potencial do material diversas vezes", diz.

Fonte: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1363085

retirado do site http://www.sanvale.com/blog/mercado-ambiental/garrafas-pet-transformadas-em-produtos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário