Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Óleo de peixe pode prevenir o desenvolvimento de psicose, diz estudo

O óleo de peixe pode reduzir as chances de jovens propensos à psicose desenvolverem este problema de saúde mental, segundo estudo da Universidade de Viena, na Áustria. De acordo com os pesquisadores, os resultados de uma pesquisa com 81 jovens - média de 16 anos de idade - que estavam “à beira da psicose” mostraram que doze semanas de tratamento com pílulas de óleo de peixe poderia reduzir os riscos de desenvolver esta condição por pelo menos um ano.

Um ano após o início do estudo, 11 dos 40 jovens tratados com placebo desenvolveram o transtorno mental, comparados com apenas dois dos 41 jovens que começaram o ano com 12 semanas de tratamento com cápsulas de óleo de peixe ricas em ômega-3. Segundo os especialistas, nenhuma outra intervenção - incluindo drogas psiquiátricas - alcançou um efeito tão duradouro. Além disso, esse tratamento não apresentou efeitos colaterais.

Embora estudos anteriores já venham sugerindo que o ômega-3 pode aliviar a depressão clínica e outros transtornos psiquiátricos, e pessoas com esquizofrenia tenham tendência a apresentar menores níveis sanguíneos de ômega-3, ainda não está claro seu papel entre as pessoas com psicose já estabelecida. Segundo os autores, mais estudos também são necessários para desvendar como o óleo de peixe pode ajudar a prevenir ou retardar o desenvolvimento de psicose.

Fonte:UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário