Estímulo de área do cérebro devolveu capacidade de controlar impulsos.
Segundo autores, técnica semelhante já pode ser testada em humanos.
Uma técnica com raios laser dirigidos a uma região específica do cérebro conseguiu eliminar o vício em cocaína de ratos de laboratório nos Estados Unidos. Segundo os criadores, o avanço tem potencial de sucesso entre humanos, e nada impede o início desses testes.
O estudo publicado quarta-feira (3) pela edição online da revista científica “Nature” mostra como o estímulo de uma área do cérebro conhecida como córtex pré-frontal – mais precisamente na chamada região pré-límbica – pode ter efeito direto sobre como o corpo lida com o vício.
No experimento, a equipe liderada por Antonello Bonci, do Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos Estados Unidos, usou a luz laser para estimular o cérebro de ratos viciados em cocaína para que eles largassem a droga. Da mesma forma, eles conseguiram também traçar o caminho contrário e transformaram roedores saudáveis em dependentes químicos.
Fonte:Leia o texto original na íntegra em:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/04/pesquisa-recupera-ratos-viciados-em-cocaina-com-raios-laser-no-cerebro.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário