Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Polêmica à mesa

Aprovado em 2011 para produção comercial, feijão geneticamente modificado desenvolvido pela Embrapa está no centro de discussão que envolve papel da CTNBio como regulador de biossegurança no Brasil.

Polêmica à mesa
Feijão servido sobre arroz em prato tipicamente brasileiro. Variedade geneticamente modificada da leguminosa pode oferecer riscos ao meio ambiente e à saúde humana, dizem pesquisadores. (foto: Henrique Dante de Almeida/ Wikimedia Commons)
Até 2015 deve começar a ser cultivado no Brasil o feijão resistente ao vírus do mosaico dourado, primeiro transgênico desenvolvido com tecnologia 100% nacional e liberado para plantio e comercialização pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança(CTNBio).
O que pode soar boa notícia para agricultores, que veem na nova variedade uma solução para as perdas enfrentadas com a praga, é motivo de preocupação para alguns pesquisadores. Para eles, o cultivo e o consumo de organismos geneticamente modificados (OGMs) desenvolvidos com a tecnologia usada no feijão transgênico podem oferecer riscos à saúde e ao meio ambiente.
Fonte:Leia o texto original na íntegra em :http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2013/04/polemica-a-mesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário