Na medicina popular, o barbatimão é usado como cicatrizante, anti-inflamatório e em corrimentos vaginais. Desde os tempos do Brasil colônia, sabe-se que, por seu efeito adstringente, faz contrair o tecido do canal vaginal. (foto: Luiz Carlos Caetano)
Uma pomada produzida na Universidade Federal do Alagoas (Ufal) promete tornar eficaz e indolor o tratamento contra verrugas genitais causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV). Desenvolvido a partir de cascas do tronco de uma árvore conhecida como barbatimão, o medicamento causa regressão das verrugas e diminui a quantidade do vírus no organismo sem causar efeitos colaterais.
A ideia de usar o barbatimão para tratar as verrugas genitais surgiu da sabedoria popular. Segundo Luiz Carlos Caetano, farmacêutico e coautor da pesquisa, a planta é conhecida por fazer contrair o tecido do canal vaginal e, por isso, é chamada popularmente de casca da virgindade. “Achamos que essa característica do barbatimão poderia causar também a contração e regressão do tecido das verrugas”, explica.
Fonte:Leia o texto original na íntegra em:http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2013/04/pelo-fim-das-verrugas
Nenhum comentário:
Postar um comentário