Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Catalogando a biodiversidade

Boa dica a professores e alunos interessados em biologia e meio ambiente é navegar pelas páginas virtuais do EOL e ARKive. Educativas e divertidas, elas reúnem um dos maiores acervos ‘on-line’ sobre a vida em nosso planeta.

Catalogando a biodiversidade
Besouro ‘Gibbifer californicus’, comum na América do Norte, alimenta-se de seu prato favorito: o cogumelo ‘Pleurotus ostreatus’. (foto: Katja Schulz/ EOL)
Quantas formas de vida habitam a Terra? “Esta é uma das perguntas fundamentais da ciência contemporânea. Mas a resposta ainda é um enigma”, diz o biólogo colombiano Camilo Mora, da Universidade de Dalhousie, Canadá, em recente artigo publicado na revista PLoS Biology.
As últimas estimativas indicam que nosso planeta abriga mais de 8 milhões de espécies – sendo que só cerca de 2 milhões já foram catalogadas pela ciência. Seria possível sistematizar todo esse acervo em um mecanismo de buscas unificado, um tipo de Google taxonômico?
Cactácea 'Opuntia engelmannii'
Cactácea 'Opuntia engelmannii'. (foto: Katja Schulz/ EOL)
Ainda não. Mas a Encyclopedia of Life (EOL) já deu os primeiros passos nessa direção. Com o objetivo de reunir informações sobre o maior número possível de espécies em um único endereço, a plataforma on-line serve de ponte entre o usuário e dezenas de bancos de dados selecionados a dedo por especialistas da área.
Após um breve cadastro, o usuário está prestes a se embrenhar na selva virtual dos reinos da natureza – com direito a mais de 900 mil páginas repletas de informações variadas sobre a vida que nos rodeia.





Fonte :Henrique Kugler/ Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário