Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Chapéu de Palha

Programa beneficia famílias de trabalhadores da Zona da Mata e Vale do São Francisco

Criado na segunda gestão do ex-governador Miguel Arraes, o Programa Chapéu de Palha foi resgatado em 2007 pela atual gestão com o objetivo de atender 20 mil famílias da zona canavieira desempregadas durante o período da entressafra da cana. Por meio de atividades que buscam o resgate da cidadania, 52 municípios fazem parte da área de abrangência do programa, que conta com um cronograma de atividades que envolvem alfabetização e reforço escolar para jovens e adultos, plantio de mudas e recuperação de mata ciliar, curso de capacitação para mulheres, retirada de documentação pessoal (como identidade e certidão de nascimento) entre outros.

Em 2009, o Governo de Pernambuco ampliou a atuação do programa, e oito mil famílias de trabalhadores rurais da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco também passaram a contam com as ações do Chapéu de Palha. Seguindo os mesmos critérios operacionais, sete municípios estão envolvidos: Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Cabrobó, Orocó e Petrolândia. O Programa segue o mesmo modelo nas duas regiões do Estado e o benefício pago pelo Governo aos trabalhadores pode chegar a até R$ 232,50, sendo complementar ao valor recebido do programa federal Bolsa Família. A contrapartida do trabalhador é participar (ou indicar alguém da família) de uma das atividades oferecidas pelo programa.

A ação de governo conta com o envolvimento direto das seguintes secretarias e órgãos: Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente; de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; de Saúde; de Educação; da Fazenda; de Desenvolvimento Econômico; Especial da Mulher; Especial de Juventude e Emprego; Especial de Articulação Social; Casa Civil; Procuradoria Geral do Estado.

Fonte:Portal PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário